terça-feira, 28 de abril de 2009

BRASÃO....no reino de Penalva


Vou tocar num assunto, que por certo, deixará muitos Penalvenses, aborrecidos e irritados, mas na minha humilde opinião, as coisas devem ser como são e deve-se chamar as coisas pelo seu nome.
Sei que muitos Penalvenses não gostam que se diga que pertencem á freguesia da Ínsua. Eu como penalvense, nascido e criado na vila, não tenho qualquer problema em dizer que pertenço á freguesia de Ínsua, não vejo onde está o problema.
Tenho reparado, há já algum tempo, em alguns cartazes de eventos, afixados na vila, onde por vezes vem os apoios, de varias entidades ao evento, e já não é a 1ª nem a 2ª vez que reparo que o brasão da junta de freguesia de Ínsua, vem escrito na legenda do brasão “ INSUA-PENALVA DO CASTELO”
Pergunto se estará correcto!!!!???
Eu sempre pensei que pertencia á freguesia de Ínsua, e não á freguesia de Insua-Penalva do Castelo!!!!
Só se foi alterado isso e eu não saiba, mas também se o foi, está mal, pois a freguesia que sempre conheci foi a freguesia de Ínsua.
É certo que nesta questão como noutras sempre houve a tal rivalidade entre Insua e Penalva, rivalidade estúpida é certo mas existe, e o senhores que tanto querem uma freguesia só para Penalva apenas demonstram, a sua estupidez, pois afinal não é pelo facto de a vila de Penalva pertencer á freguesia de Ínsua, que é uma aldeia que diminui o estatuto á vila seja no que for.
Afinal a freguesia é de Ínsua ou não!!!!!???
Sou penalvense, mas felizmente não tenho complexos de inferioridade em relação a pertencer á freguesia de Ínsua.
Aos senhores frustrados que por ai andam, preocupados com o nome da freguesia, que alguns até são “ políticos”, ou supostos políticos, tratem de resolver as verdadeiras questões da população.

18 comentários:

PPN disse...

Está correcto! Pois consta da ordenação heráldica publicada aqui (pág. 12939):
http://dre.pt/pdfgratis3s/2002/06/2002D141S000.pdf
O que vem na legenda do brasão é o nome da freguesia (Ínsua) seguido do nome do concelho (Penalva do Castelo).
É normal, pois existem mais do que uma freguesia com o mesmo nome.
Pode obter o brasão a cores aqui:
http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/pct-insua.htm

Aproveito para convidar todos a visitarem o site sobre a freguesia de Real em www.real-pct.net

costa tapada disse...

Dos Penalvenses já tudo é de esperar!
Como têm vergonha de pertencer à Freguesia da Ínsua, acrescentaram o nome do Conselho ao Brasão, mas isso é recente (2002), mas como Penalvense até acho que nos devíamos orgulhar de pertencer à Freguesia da Ínsua, pois já que é aí que temos um dos símbolos mais importantes do conselho e da sua Historia.
Já que temos um conselho que em "tempos passados" se chamava de "Castendo", mas por termos em "um castelo e muitas famílias nobres de sangue Vermelho (VIP´S PCT) na sua corte" que nos tornou tão orgulhosos desta terra, que os poderosos da altura desta "terrinha" conseguiram mudar o nome á terra para Penalva do Castelo!
Ilustre terra sem Castelo que faz jus a seu nome Penalva do Castelo!
Pois digo isto, porque por várias vezes já fui interrogado por visitantes que se deslocaram a Penalva do Castelo, para Visitar o Nosso Ilustre e Magnifico CASTELO!
Reparo meu em relação a nos penalvenses:
“Contentes e Acomodados com a Insatisfação e as Necessidades, mas satisfeitos com os ditos com Poderosos Locais (VIP´S PCT)!!!”

ca~es de castendo, porcos da insua, burros de esmolfe disse...

O mais engraçado, é que a vila,as tantas nem existia sem a aldeia da Insua, mas a questão aqui é a do brasão, num é assim??!!!
são os penalvenses do custume, os emerdantes. Tem a mania que são importantes. E não é só nisto, é como nas questões da igreja... as beatas e os beatos, que andam sempre a arranjar guerrinhas.
A missa go Galo, sempre foi na insua, mas quando veio para ai o padre Delfim, trataram logo de andar a lamber botas, para terem uma missa do galo na Misericordia, e outras coisas mais.
Em penalva há os pseudos monarcas , que não valem um chavo.
Para esse apenas lhes digo uma coisa... Deixem-se de manias

Anónimo disse...

Para "Cães de castendo, porcos da Ínsua....":

Se calhar o tal monarca de que queres falar foi contra a mudança. o gajo tem um blog. porque não lhe perguntas? Isto de andar a falar dos outros sem saber se é vedade é uma coisa de atrasados mentais

cães de castendo porcos da insua disse...

ó anonimo,
eu falo de muita gente, num é só de um, e se é do vereador gabriel costa... bem esse foi momarquico, e os barões e baronesas que agora andam ai????!!! não contam???? E os beatos, e beatas, e lambe botas que por ai andam... não é preciso dizer nomes.
tu deves ser um deles... doi-te não é?? Mas quer queiras quer não, has-de sempre ser da freguesia da INSUA. e como cão de castendo... mete o rabinho entre as pernas e cala-te...eh eh eh eh

Anónimo disse...

bem grande notica esta insua-penalva do castelo ou só insua. Estou impressionado com a sua imaginação, isto é mesmo de quem nao tem mais nada em que pensar, enfim...olhe Insua é freguesia e Penalva do Castelo é o concelho, tente informar se antes de colocar seus posts assim escusava de passar por ignorante

ESPALHA_BRASAS disse...

bom dia Sr- anonimo de 29 de Maio de 2009 6:18.
para começar:
como alguem disse não lhe posso precissar "a ignorancia é o 1º passo para o conhecimento e saber".
a si dou-lhe os parabens pelos vistos, é um SÀBIO.
Que Insua é freguesia e Penalva do Castelo concelho... se eu não soubesse isso...enfim.
De facto que grande SÀBIO é o senhor.
Agora perguntu-lhe a si que é SÀBIO, porque os outros brasões de freguesias doconcelho de Penalva, não vem da mesma forma??? como por exemplo : Antas - Penalva do Castelo ou Pindo -Penalva do Castelo etc etc.???!!!!
E se o sr. soubesse ler os comentários dos outros como por exp. o do sr. PPN, o 1º comentario, ele até explica bem, de facto, porque como se custuma dizer"há mais marias na terra" e pode haver freguesias com o mesmo nome, no país, mas tambem deve haver mais Antas ou outra qualquer no país e nem por isso no seu brasão tem o nome do concelho á frente.
como vê, posso não ser o SÁBIO que o Sr. é mas, que sei o que digo isso sei.
ahhh e isto não é noticia... as noticias são no outro post.
como diz agora a juventude, parece que o sr. é DAAAHHHH!!!!

Anónimo disse...

ho espalha brasas nao sabes ler? o que o PPN disse é que o Brasao está correcto, santa ignorancia.

ESPALHA_BRASAS disse...

Santa ignorancia digo eu... ó vai-me á venda...mas não compres mais estupidez.
Para bem entendedor meia palavra basta.
Se te tivesses dignado a ir ler o diario da républica(o link que o PPN colocou, verias que este brasão foi alterado, atraves de proposta de um tal Carvalho, que agora é secretário na camara municipal(o secretario dos 2000 mil euros),devido a um parecer de uma comissão qualquer(de como muitas outras so servem para gastar o dinheiro dos contribuintes), ou seja um dos tais Srs. de Penalva que se mordem por pertencer á freguesia de ÍNSUA e que gostavam de ter uma freguesia de Penalva. Para alem de nos tar a mamar 2000 mil euros.

Santa ignorancia....pois pois... atirem areia para os olhos...

Anónimo disse...

Ca para mim esse anónimo deve ser o secretário 2000. Ja deve andar preocupado com o tacho que vai acabar... onde se ira enfiar quando acabar este tacho?????????????
ESIS UMA BOA QUESTÃO. Só espero que não seja para um lugar onde pelo menos não sejam os contribuintes a pagar!!!!!!!!!

Anónimo disse...

esse gajo é um mamão, inda bem ke isto ta a acaber(espero eu) que os eleitores abrao os olhos.
e corram com este executivo

Anónimo disse...

olhem.!!! se este senhor e o executivo se preocupassem com o ke deviam, era mos capas de não tar tao mal

costa tapada disse...

O problema é que a maior parte dos Penalvenses, não se consueguem libertar dos candidatos a tachos, sempre dos mesmos partidos e com as mesmas caras, e o povinho vota sempre na mesma MERDA!
Os Penalvenses só conhecem PS, PSD, CDS e PPM (só para um), como se diz: "o partido não interessa é o candidato!"
"ISTO FARIA SENTIDO SE OS PENALVENSES NÃO FOSSEM CEGOS!"
PORQUE MAIS CEGOS SÃO OS QUE NÃO QUEREM VER, QUE É O CASO!
>>>"SÓ OS DE ESMOLFE É QUE SÃO BURROS!"
>>> "NÃO ELES ESTÃO ESPALHADOS POR TODAS AS FREGUESIAS!"
>>>"OS CANDIDATOS SÃO OS ÚNICOS QUE TÊM OLHO NUMA TERRA DE CEGOS QUE É O QUE A MAIOR PARTE DOS PENALVENSES SÃO!!!"

LEMA DE PENALVA:
“CONTENTES E ACOMODADOS, COM A INSATISFAÇÃO E AS NECESSIDADES MAS SATISFEITOS COM OS PODEROSOS LOCAIS* !!!
*POLITICOS E OUTROS DO GENERO!

Anónimo disse...

ainda gostava de ver a nora da BARONEZA, A COLAR CARTAZES. EHEHEHEH

COMILAO disse...

MAS O PROBLEMA NÃO E SO DOS CANDIDADTOS.... É TB DAQUELES FUNCIONARIOS QUE JA LA TÃO A MUITO TEMPO, E JA SEBEM MEXER OS CORDELINHOS PA COISA LHES CORRER DE FEIÇÃO... COMO UM TAL FUNCIONARIO DO SALGUEIRO, QUE DIZ QUE DA FESTANÇAS COM O QUEIJO E VINHAÇA NA ALTURA DA FESTA DO QUEIJO

Anónimo disse...

eles comoem tudo... mais que nunca o que é preciso é uma revolução, mas desta vez era preciso mandar alguns pa sete palmos abaixo da terra, porque senão voltariam

Anónimo disse...

Ó PÁ, se ate no conselho se estado deste pais temos mafiosos, como não querem que os haja aqui.
e nao me admira nada, o gajo ate é da mesma cor politica...

DO LADO DE LA DO RIO disse...

de que se queixam,´Penalva e os penalvenses(concelho) só tem o que merecem mais nada.
São uns lamechas, ja foram governados e roubados 2 vezes pelo barbas e continuam a lá mete lo, la diz o velho ditado: QUANTO MAIS ME BATES MAIS GOSTO DE TI